Corinthians 2 x 0 Boca Juniors.
Corinthians Campeão da Copa Santander Libertadores de America 2012.
Apesar do desempenho excelente de vários jogadores, a vitória foi do Corinthians de Tite. Porque esse é, nitidamente, o que se pode chamar de um time de treinador. Que conseguiu montar uma equipe acima de tudo consistente, objetiva e determinada. Não há grandes estrelas, é um time maduro, com maioria de jogadores já tarimbados.
Muito já está se falando e escrevendo sobre esse time, que vou repetir: é o Corinthians de Tite.
Isso significa, portanto, que é também o Corinthians de Andrés Sanches, seu ex-presidente. Porque ele teve papel decisivo em dois momentos que foram fundamentais.
Em fevereiro de 2011 o time perdeu para um pouco conhecido time colombiano, o Tolima, e foi eliminado em plena fase classificatória da Copa Libertadores. Naquele momento, deu-se como certa a queda do treinador, em meio a palavras e sentimentos como vexame, impensável , vergonha…
Apesar da forte pressão pela demissão de Tite, Sanches resistiu e manteve-o no cargo. Isso sim foi impensável, olhando em retrospectiva, já que a praxe brasileira é dirigente demitir treinador por quaisquer motivos, os mais fúteis e incoerentes, inclusive.
Tite teve tranqüilidade e, principalmente, autoridade para continuar comandando a comissão técnica e o time. O resultado desse trabalho foi a conquista do Campeonato Brasileiro de 2011 e, novamente, a participação na Copa Libertadores.
Em meio às comemorações, turbulência. Começava o habitual falatório em torno da renovação ou não do contrato do técnico campeão. Isso incluiu salários portentosos, seguindo o exemplo de outros treinadores em outros clubes, que ganhavam verdadeiras fábulas. Mesmo estando nos últimos dias de mandato e também depois, já oficialmente fora da diretoria, Andrés Sanches foi decisivo para a manutenção do treinador, uma vez mais, inclusive no aspecto financeiro, dando um convincente basta às possíveis pretensões salariais exageradas. A contrapartida foi a promessa que a nova gestão manteria as condições de trabalho para Tite.
O resultado nós acabamos de ver no Pacaembu.
Gestão é decisiva no futebol, cada vez mais.
Parabéns ao Campeão da Copa Libertadores 2012.
Postado por: Guilherme.